Apresentação e Política de Edição da Revista Psicologia na Actualidade:

 
A Revista Psicologia na Actualidade é um projecto inovador, que desde Junho de 2011 assumiu o compromisso de produzir conhecimento fidedigno e divulgá-lo a todos os interessados em encontrar respostas aos problemas e questões contemporâneas.

É a 1ª Revista Digital Portuguesa de Psicologia com esta dimensão com periocidade bimensal que abrange diversas áreas: todas as áreas da psicologia, psicologia clínica, da saúde, educacional, económica, social e das organizações, gestão de recursos humanos, psiquiatria, neuropsicologia, medicina, direito, gestão, economia e outras áreas transversais.

Tal compromisso é garantido pelo elevadíssimo nível dos nossos mais de 250 autores nacionais e estrangeiros, assim como por uma comissão científica composta por 28 especialistas de renome nacional e internacional.

A Revista Psicologia na Actualidade engloba artigos de abordagem científica, case-studies, resumos de dissertações de mestrado e teses de doutoramento, monografias, publi-reportagens e crónicas de autor.

 

Instruções para os Autores:

1-    Os autores podem submeter trabalhos originais nos seguintes formatos e dimensões:


2-    O número de páginas indicado incluiu espaços, resumos, palavras-chave, figuras, tabelas e gráficos, notas e referências bibliográficas.

3-    A publicação depende sempre de blind referee (avaliação anónima) de pelo menos dois (double) especialistas na área respectiva, membros da Comissão Científica. Os Editores e o Presidente da Comissão Científica reservam-se o direito de não publicar os originais a que a Comissão Científica não atribua nível adequado ou que não obedeçam às normas aqui mencionadas. Os autores serão notificados no prazo máximo de 1 mês. A Comissão Científica poderá sugerir melhorias que contribuam para o aperfeiçoamento do trabalho apresentado

4-    Os trabalhos devem ser submetidos em português, no formato Word, em Times New Roman, corpo de letra 12 e espaçamento entre linhas e parágrafos de 1,5.

5-    Os autores deverão enviar também o resumo do seu CV (no máximo de 5 linhas), em português, com os seguintes elementos: enquadramento institucional, grau académico, funções atuais, e-mail, telefone e morada para envio de correspondência.

6-    A Revista Psicologia na Actualidade não segue as normas do novo acordo ortográfico, mas os autores poderão enviar os seus artigos seguindo o novo acordo, desde que o evidenciem de forma explícita no trabalho enviado.

7-    Os originais dos artigos, case-studies e resumos de teses, dissertações ou monografias, devem estar ordenados da seguinte forma: 1ª página com o título, nomes, e-mails e resumo dos CV's dos autores em português, 2ª página com o resumo e palavras palavras-chave, 3ª página e seguintes o texto original, notas, referências bibliográficas e anexos.

8-    Todos os originais devem ser entregues em suporte electrónico, sendo preferível em anexo de e-mail.

9-    As tabelas, figuras, gráficos e quadros têm de ser mencionados no texto, devem ter um título ou legenda, ser completamente compreensíveis e devem ser apresentados separadamente do texto. Os autores têm de fornecer originais de boa qualidade de todas as figuras a reproduzir, em formato gráfico (tif, jpg ou eps), cada uma em anexo ou página independente para facilitar a paginação. As figuras originais devem ser legíveis após uma redução para um tamanho máximo de 10 cm de comprimento e 20 cm de altura. A sua localização no texto deverá ser indicada por uma linha intercalar bem destacada (i.e., «a Figura X deverá entrar aproximadamente aqui»).

10- Os originais aceites para publicação ficam propriedade editorial da Revista Psicologia na Actualidade (RPA). Qualquer reprodução integral ou parcial dos mesmos só pode ser efectuada após autorização escrita dos Editores e da Comissão Científica e requerem referência à RPA.

11-  Os autores receberão, acesso gratuito à RPA, em que for publicado o seu trabalho.

12-  A Revista Psicologia na Actualidade (RPA) segue as recomendações da APA (Publication Manual of the American Psychological Association -  5th and 6th), especialmente na lista de referências e nas citações no texto.

13- Dados para envio de originais:

      E-mail:geral@psicologianaactualidade.com  

  

 

 

 

 

 




Redes Sociais